Biologia Vegetal II
A disciplina de Biologia Vegetal II se apresenta como disciplina obrigatória da grade curricular dos cursos de graduação do IBIO (Instituto de Biociências). As atividades são compostas por aulas teóricas em sala, práticas em laboratório e vivências em campo, utilizando as metodologias colaborativas como pilar para o desenvolvimento das mesmas, uma vez que ensinar não é transferir conhecimento, e sim criar condições para a sua construção (Freire, 1992).
A monitoria da disciplina representa uma experiência acadêmica que busca: despertar o interesse do aluno pela docência; melhorar a integração docente-discente; despertar aptidão organizacional do aluno-monitor através da participação direta no planejamento de ações e programa da disciplina visando a melhoria do ensino. Entre os principais objetivos estão: proporcionar ao aluno-monitor vivenciar o ensino de botânica através do diálogo e das práticas colaborativas, dentro do escopo da Biologia Vegetal II; ampliar as oportunidades do aluno-monitor no campo de atuação de sua profissão através da aquisição de metodologias, técnicas e instrumentações básicas na botânica e em práticas colaborativas; complementar sua formação com ênfase na biologia de vegetais fanerogâmicos. As aulas práticas são realizadas em laboratório, onde materiais escolhidos com auxílio da docente, previamente coletados nos arredores e nas dependências da UNIRIO, são apresentados para observação a olho nu e com o auxílio de lupa e microscópio. Além disso, são realizadas duas saídas de campo: ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro e à trilha do Pão de Açúcar; com o propósito de extensão do conhecimento ministrado, proporcionando aos estudantes a observação direta, exploração dos sentidos e relação do conteúdo da disciplina com seu cotidiano com o auxílio de metodologias participativas propostas ao longo dessas vivências. Durante o exercício da monitoria e sob orientação da docente, os monitores agregam à sua formação valores, conceitos e conhecimento científico. O monitor contribui para o aprendizado dos discentes, facilitando a compreensão e o engajamento com os conteúdos teóricos e das práticas, possibilitando aos alunos a utilização do conhecimento tanto na pesquisa, quanto na docência. As metodologias participativas contribuem para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno, obtendo um aproveitamento mais significativo da disciplina.
“ A monitoria permite ao aluno-monitor observar e se incluir no cotidiano do magistério e da pesquisa, sendo uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos da área em que a disciplina está inserida, através do compartilhamento de informações com o professor e da própria elaboração das aulas práticas. Essa experiência extraclasse é muito importante para formação acadêmica do aluno-monitor e para o rendimento dos alunos na turma.”