Um Estudo Exploratório Sobre o uso de Metodologias Participativas em Sala de Aula
O Projeto de Iniciação Científica denominado visa contribuir com a disseminação do ensino-aprendizagem de forma participativa, alternativamente ao ensino bancário tradicional, criticado por Paulo Freire em suas obras. Através da utilização de ferramentas como o Círculo, ‘Café Mundial’ e Aquário no ensino de Desenvolvimento Sustentável na UNIRIO, disciplina optativa para os 5 cursos do Instituto de Biociências, busca-se colher a percepção dos discentes relativa a proposta metodológica e identificar padrões emergentes nesse processo, através da colheita, registro e posterior análise dos materiais produzidos e discursos proferidos pelos discentes em sala de aula. Pesquisas anteriores relataram que ambientes participativos propiciaram a emergência de competências como o raciocínio crítico, a reflexão, a responsabilidade e a sensibilidade, competências úteis para lidar com a complexa temática da sustentabilidade atualmente. Este estudo presta-se a contribuir com o aprofundamento da investigação deste processo, bem como a disseminação e registro de seus pontos chaves.